domingo, 8 de fevereiro de 2015

Músicas inspiradas no conflito

Como nos filmes, os conflitos gerados pela Guerra Fria também foram inspiradores de canções que se colocavam contra as guerras e a violência.
Aqui no Brasil, gerações ouviram e cantaram a música "Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones", primeiramente com Os Incríveis (1967) e depois com os Engenheiros do Havaí (1990), uma versão da canção em italiano “C'era un ragazzo che come me amava i Beatles e i Rolling Stones”(1966), mostrando sua universalidade. Nela, jovens relatam bem a repulsão à guerra e suas desvantagens. Vejam na interpretação de Humberto Gessinger...

Conheçam mais sobre essa temática em outras canções pelo mundo

Uma delas, “What's going on”, de Marvin Gaye, foi utilizada no vídeo presente aqui no blog, em outro objeto de estudo sobre a Guerra Fria, as charges.Visitem!

domingo, 1 de fevereiro de 2015

A guerra Fria e o cinema

Várias produções cinematográficas foram influenciadas pela Guerra Fria. Umas a utilizaram para propagar ideologias e formar opiniões, sendo sua propaganda, enquanto outras fizeram críticas deste novo cenário político.  
Vocês vão se surpreender com a diversidade de filmes que tratam do tema, pois, em muitos deles, a intenção por trás do enredo passa despercebida para a maioria do público.

Leia o artigo Guerra Fria também fez história nos cinemas e comece a conhecer um pouco dessa faceta do Mundo Bipolar com um desses filmes!